(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

5 passos para internalizar uma cultura de resultados dentro da sua empresa

Já pensou em tornar sua equipe de colaboradores mais engajada e motivada? Ou em promover um local de trabalho mais desafiador e competitivo? Ou até mesmo, de ter um maior alinhamento das necessidades da sua empresa com as atividades desempenhadas pelos seus funcionários? Saiba que tudo isso está relacionado com a Cultura Organizacional da sua empresa!

Quer entender melhor o que fazer para obter todos esses benefícios? Continue aqui, pois nesse artigo você irá aprender:

  •  Como a cultura organizacional pode influenciar nos resultados da sua empresa
  • 5 passos para implementar uma cultura de resultados
  • Resumindo os 5 passos em um único

Tempo de leitura: 5 minutos

Como a cultura organizacional pode influenciar nos resultados da sua empresa

Proporcionar um ambiente de trabalho que traga resultados sólidos e duradouros, onde os funcionários se sintam engajados e motivados tem sido um desafio na atualidade. Ademais, uma falta de alinhamento entre os funcionários pode trazer resultados diferentes daqueles estabelecidos pelo administrador da empresa. Em virtude disso, surge a necessidade de uma cultura organizacional madura, que gere pertencimento e engajamento para os funcionários, a fim de fortalecer as equipes de trabalho e consequentemente a organização. A Cultura organizacional é um conjunto de princípios, crenças e valores adotados pela empresa, que conduz os colaboradores nas atividades realizadas pela mesma. Então como podemos usar uma cultura para potencializar os resultados da nossa empresa?

Estabeleça metas


Nenhuma grande conquista é alcançada da noite pro dia. Percebendo isso, é importante definir etapas que evidenciam o progresso que vai levar para o próximo objetivo. Aí que entram as metas! As metas vão auxiliar as equipes a buscar os objetivos por partes em um determinado tempo, trazendo um senso de urgência juntamente com a demanda de atividades. Outro aspecto interessante da utilização de metas, é que elas devem aplicadas com a utilização de planos de ação e estratégias para o alcance de cada uma. Desse modo, é interessante que a empresa tenha claro qual seu objetivo principal, qual mercado deseja atingir e de que estratégias serão utilizadas. Dessa forma, as metas serão bem direcionadas e vão auxiliar no impulso dos resultados.

Promova o pertencimento


É comum em organizações a presença de funcionários que não entendem sua participação nos resultados finais da empresa ou a importância do cargo que exercem na produção do produto ou serviço vendido. Essa ausência de compreensão pode desestimular os colaboradores e gerar insatisfação ou até uma falta de alinhamento com os valores e objetivos da empresa. Desse modo, deve-se procurar meios de engajar os funcionários com o propósito da empresa, fazendo ele sentir-se parte dos resultados. Uma boa cultura organizacional não está apenas nas paredes, crachás ou agendas das empresas, mas também internalizada em cada colaborador. Afinal, como querer que nossos clientes admirem nossa empresa, se nem mesmo quem trabalha lá sente vontade de expressar isso?


Defina responsabilidades


Toda junção de esforços para o alcance de resultados precisa ocorrer de forma organizada, afinal cada colaborador tem sua forma de trabalhar, então é necessário estabelecer um padrão de execução de tarefas. Com isso, existe a necessidade de definir bem a responsabilidade de cada funcionário, de maneira que ninguém fique sobrecarregado ou ocioso, e o resultado possa ser buscado de maneira uniforme por toda a equipe. Com isso, além da distribuição de tarefas, temos de forma mais visível quem é responsável por cada setor, sendo possível recompensar ou identificar e auxiliar os colaboradores em seus pontos de melhoria caso necessário.

Acompanhe resultados


Não basta estabelecer metas, gerar pertencimento e delegar tarefas se não percebermos os efeitos de tudo isso, não é mesmo? Por isso, é acompanhar sempre os resultados obtidos pela empresa, visando criar planos de ação em consequência dos mesmos. Uma forma interessante de realizar esse acompanhamento é com a utilização da metodologia OKR, que relaciona metas a serem cumpridas dentro de um prazo com o alcance numérico das mesmas. Desse modo, podemos perceber a eficácia do planejamento utilizado e revisar caso seja necessário. Além disso, é possível mensurar de forma organizada qual a necessidade real da empresa hoje, e perceber os pontos eficazes e os pontos de melhoria, para finalmente, elencar quais medidas deverão ser tomadas para que os resultados esperados possam ser alcançados.

Recompense sua equipe


Não existe nada mais gratificante do que ser reconhecido pelo seu trabalho. Assim, é importante mostrar para os colaboradores as portas que podem ser abertas com a execução de um trabalho feito com qualidade e dedicação. Esse aspecto é muitas vezes ignorado, mas incentiva e motiva os funcionários a se destacarem, e uma vez que tendo metas alcançadas, funcionários alinhados, equipes que desempenham suas tarefas, e resultados positivos, o que resta é uma boa recompensa antes da correria pelos próximos resultados. Afinal, a ponte entre um gestor/administrador e seu cliente é o seu funcionário, que produz o produto ou serviço! Por isso, é importante realizar um reconhecimento dos desempenhos que se destacam, como algumas empresas fazem utilizando o “funcionário do mês”.

Percebe-se então a importância que uma cultura de resultados, e de que forma a mesma pode impulsionar no crescimento das empresas. Afinal, a competitividade do mercado dá lugar apenas a aqueles que se destacam e se adaptam de forma rápida.

Resumindo os 5 passos em um único

Não quer ficar para trás nessa disputa? Quer buscar esses cinco passos de forma mais rápida e objetiva? Saiba que a Proativa Jr desenvolve soluções em engenharia de produção há 17 anos, e pode auxiliar na estruturação da estratégia da sua empresa! Além disso, desenvolvemos soluções que vão te auxiliar com a gestão de processos, gestão financeira, gestão da produção e gestão da qualidade! E aí, nesse mar de oportunidades você vai ser presa ou predador? Faça um diagnóstico gratuito!

Deixe uma resposta

Review

*