(85) 99602-6421
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

6 dicas para aprimorar o uso do seu tempo

Você gostaria de, em certos momentos, conseguir otimizar seu tempo e realizar todas as atividades as quais você necessita fazer, tornando o seu dia mais produtivo e eficiente? Aliás, hoje em dia esse é um dos grandes desejos da maioria das pessoas, já que com a capitalização das nossas ações, estamos cada vez mais com muitas atividades a realizar em um curto intervalo de tempo. 

Nesse artigo, você vai ler sobre:

  • Dicas para otimizar seu tempo
  • Como ser mais organizado
  • Como evitar perdas no seu trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem grandes chances de você não estar conseguindo aprimorar o uso do seu tempo e de estar realizando seus afazeres de forma desorganizada, inacabada ou improdutiva, e isso pode estar afetando diretamente as suas atividades e a sua vida pessoal. Por isso, é muito importante que você saiba planejar o seu tempo e as suas tarefas, então, confira a seguir as dicas que preparamos para você.

 Estabeleça uma rotina:
 

Fixar uma rotina é padronizar suas ações não apenas profissionais mas também pessoais. Portanto, coloque suas obrigações em meio ao seu lazer, e assim terá uma rotina estabelecida. Aprimore o uso do  seu tempo tendo uma rotina fixa, com horários definidos e atividades bem determinadas. Estabeleça horários para realizar seus compromissos profissionais e pessoais. Com isso, você não irá desperdiçar tempo interrompendo atividades e perdendo informações. Sua rotina deve ser a mais real e honesta possível. Não adianta tentar se sabotar, colocando muito tempo para pequenas ações, só quem perde é você.

Planeje suas atividades:
 

Um bom planejamento vai garantir que não seja necessário repetir tarefas e que você possa revisá-las, afim de aprimorar o uso do seu tempo realizando seus afazeres da melhor forma. É interessante que você possa visualizar as suas atividades. Portanto, ter uma agenda de afazeres e preenchê-la diariamente, apesar de ser uma solução simples, é de extrema importância.

Elenque prioridades:
 

Mapeie suas atividades diárias e destrinche-as, observando quais são essenciais e quais são superficiais. Afinal, não é apenas fazer em menos tempo, mas também eliminar atividades desnecessárias.  Antes de iniciar seus afazeres, observe exatamente tudo aquilo que seja necessário realizar e, aliado ao planejamento, verifique as prioridades.  Após mapear, organize seus afazeres por ordem de importância, dando prioridade às tarefas mais complexas ou às que tenham um prazo limite mais próximo. Em seguida, a cada dia, execute o que você estabeleceu e verifique a sua assertividade, para que sua rotina seja, de fato, aprimorada.

Use ferramentas de gestão de tarefas:
 

Dominar sua rotina é essencial. Utilize tecnologias para gerir suas atividades. Observe sua rotina e a automatize, utilizando ferramentas e aplicativos para gerenciá-la. Nossa dica é o Trello, que pode ser utilizado tanto para suas atividades pessoais quanto para as profissionais. Lá você estabelece as atividades, quem irá realiza-las e qual o seu prazo de entrega. Com isso, você consegue não apenas dominar, mas também aprimorar sua rotina. Além disso, existem outros aplicativos de gerenciamento de tarefas, tanto para smartphones, quanto para computadores, que se aliam à praticidade do dia a dia.

Evite retrabalho:
 

Retrabalho consiste na realização de uma mesma atividade mais de uma vez, por ineficiência, por descuido, ou mesmo por falta de gerenciamento. A fim de aprimorar o uso do seu tempo em atividades cotidianas, é essencial realizá-las de forma eficiente, planejada e checada. Assim, eliminam-se possíveis fontes de falhas nas atividades, evitando o retrabalho. Então, procure fazer uma checklist das atividades que você precisa realizar, planeje a execução dessa lista, observando prazos para a conclusão de tarefas e, se possível, automatize ações, utilizando planilhas e documentos digitalizados, em detrimento de folhas de papel escritas, e os aplicativos de gerenciamento de tarefas.

Evite interrupções:
 

Interrupções desnecessárias são extremamente maléficas para a realização de atividades com qualidade. Ademais, ao interromper arbitrariamente uma tarefa no meio de sua execução, seu ritmo será prejudicado, afetando sua produtividade, além do risco de perda de ideias e informações essenciais à realização de tal afazer. Utilizando-se da Técnica Pomodoro, o seu trabalho deve ser dividido em blocos de 25 minutos. Assim, você realiza suas atividades nesse tempo, sem interrupções, e faz intervalos de 5 minutos entre um bloco e outro para descansar. Desse modo, depois de 4 Pomodoros, você pode fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Com essa técnica, você irá aumentar a sua produtividade e diminuir interrupções desnecessárias. Entretanto, uma vez que cada pessoa tem a sua rotina particular, com trabalhos, estudos ou atividades distintas a realizar, é interessante adaptar seu tempo ao tipo de tarefa a ser executada.

Conclusão
   

Por fim, desorganização, trabalhos mal feitos e reatividade estão diretamente relacionados à má gestão do escasso recurso tempo! Além de acarretar atividades malfeitas e sem credibilidade, afeta, também a sua motivação. Assim, o aprimoramento do uso do tempo está relacionado diretamente com a forma que você realizará suas atividades ao longo do dia. Além disso, planejamento, trabalho bem feito, continuidade, gestão de tarefas, prioridades e rotina são elementares para um dia otimizado e proveitoso. Você acredita que o seu mal uso do tempo, ou de seus colaboradores pode estar afetando a qualidade dos processos da sua empresa? Acha que as atividades podem ser melhor executas, e com maior eficiência? a Proativa Jr atua trazendo soluções inteligentes, em Engenharia de produção para o mercado. Então, quer saber como podemos te ajudar? Faça um diagnóstico gratuito!

Deixe um comentário

Review

*

Estamos online