(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Benefícios de um Layout adequado para a sua empresa!

Muitas vezes um gestor ou um empresário querem reduzir custos fornecendo descontos, fazendo grandes investimentos em marketing ou em maquinários, entre diversas outras coisas. Tudo isso deve de fato funcionar, mas será que isso dará resultados? É realmente necessário então, gastar uma fortuna para aumentar a produtividade? Além disso, será que não é possível aumentar o faturamento sem adquirir nenhum novo recurso? Vamos entender como um layout adequado pode potencializar as atividades e até o faturamento da sua empresa!

Você vai ler sobre:

  • O que é Layout
  • Como o layout pode te ajudar a reduzir gastos
  • Sabia que um layout desordenado prejudica seu negócio?
  • Como um layout ordenado potencializa seu negócio
  • Formas de disposição de layout
  • O que fazer para organizar meu layout?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é layout

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o layout em uma empresa é: “a posição relativa dos departamentos, secções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho…”. Se você achou meio complicado essa parte do conceito, vamos te ajudar a entender melhor. Layout pode ser definido como o estudo do posicionamento dos recursos de uma organização, recursos esses que são: seus funcionários, máquinas e materiais, ou seja, é a maneira em que o fluxo da sua empresa circula de modo mais eficiente.

Como o layout pode te ajudar a reduzir gastos?

Há muitas maneiras de se alcançar um objetivo em sua empresa sem precisar de mudanças caras. O layout pode ser um exemplo disso. Assim, você não precisará contratar mais vendedores e nem fazer campanhas de marketing. Portanto, o que fará você atingir sua meta será olhar para sua empresa, buscar entender os processos dela e reorganizá-los de modo que o fluxo de pessoas, de materiais ou de produção, seja mais rápido e eficiente.  Nesse artigo, vamos ver alguns exemplos de locais na empresa onde um layout mais adequado trará grandes benefícios. Além disso, vamos explorar exemplos e refletir sobre a realidade da sua empresa e o que pode ser melhorado nela.

  • Layout no estoque da empresa

Um ponto clássico onde o layout é, indiscutivelmente, crucial é no estoque. Assim, por ser um local onde há um grande acumulo de materiais, o fluxo de entrada e saída é constante, além de ter uma boa quantidade de dinheiro mantido naquele lugar. Infelizmente, muitas empresas não possuem o controle de entradas e saída dos produtos em seu estoque. Além disso, é bem frequente não haver locais fixos para pôr mercadorias novas e se há espaço já definido, é comum não haver uma lógica, um motivo real, para guardar aquele produto ali. Você provavelmente conhece alguma, ou algumas, empresas que são assim, mas você entende os problemas que essa situação causa para esse comércio? Se você acha que o máximo que isso acarreta é deixar o estoque desorganizado, acredite, não é só isso.

Sabia que um layout desordenado prejudica seu negócio?

Exemplo

Vamos supor que a empresa X não tem um layout adequado e os produtos que mais saem estão espalhados, em locais de difícil acesso e, por não haver esse controle visual, alguns deles estão até quebrados. Dessa forma, um vendedor está ocupado atendendo um cliente, e o produto que foi pedido tem que ser buscado no estoque. Assim, o colaborador vai ao estoque e devido a essa desorganização ele demora bastante tempo procurando o produto e quando o encontra está quebrado, ele sabe que deve haver mais caixas com esse material mas ele já demorou muito e o fluxo de clientes não para, então ele decide voltar para seu posto sem o produto.

Nesse meio tempo chegou, de fato, mais um cliente que aguardou por um momento, mas não foi atendido e por isso seguiu para outra loja: o concorrente ao lado. Não vamos esquecer do comprador que estava esperando o produto, ele além de esperar ficou sem seu material e muito dificilmente voltará naquela loja.

Análise da situação

Você concorda que essa situação é bem real e possível de ocorrer? Obviamente poderiam ter outros desfechos, o vendedor pode ter conseguido achar o produto sem defeito e ter feito a venda, ele pode ter conseguido atender os dois clientes e ter feito duas vendas, ele poderia até ter atendido mais que dois e ter feito muito mais vendas, mas será que com um estoque desse jeito ele teria realmente conseguido?

Com um layout feito sem lógica nenhuma e desorganizado, certamente não, mas e se o layout desse estoque fosse bem planejado, organizado, de fácil visualização e controle, sem dúvidas ele conseguiria vender para muitas pessoas. Assim, no estoque, o layout adequado não vai influenciar só na organização ele tem poder direto sobre as vendas, sobre o faturamento, sobre a qualidade de trabalho dos funcionários… E nesse caso, problema não é a falta de vendedor, mas sim a quantidade de clientes que ele consegue atender.

Como um layout ordenado potencializa o seu negócio

Para organizar melhor o layout nesse estoque do exemplo citado, pode-se utilizar de uma ferramenta que é bastante útil e que, sem dúvidas, traria um grande benefício:

Conhecer os produtos ABC

Uma maneira simples para organizar melhor o estoque é ter o conhecimento dos produtos ABC e a partir disso montar os locais onde serão armazenados os materiais.

Se você não sabe o que são esses produtos ABC, eles são os itens mais vendidos na sua empresa. É simples, sabendo desses materiais você irá pensar no estoque dando prioridade a eles, não sabe como? Coloque-os o mais próximo da entrada, tendo em vista que eles são os mais buscados, somado a isso, se houverem prateleiras, um bom local para eles serem guardados é a altura dos olhos, justamente para que sejam os mais visíveis possível. Além disso, caixas e materiais grandes devem ser postas mais ao final e na parte de baixo da prateleira, para evitar atrapalhar a passagem de pessoas e a retirada do equipamento. Além disso, caso haja espaço suficiente seria interessante haver corredores, tendo em vista que fica mais prático se movimentar, encontrar os produtos e retirá-los.

Layout em locais de produção

Em uma indústria toda parte de maquinários e deslocamento na área operacional deve ser muito bem pensado e executado. Tal fato é essencial pois o principal foco da empresa, produzir algum produto, depende desse arranjo, tendo em vista que perder tempo com ações desnecessárias irá afetar ativamente a produtividade e, consequentemente, o faturamento.

Diante dessa realidade, será apresentado algumas formas de layout que podem ser usadas em fábricas para melhorar o fluxo produtivo:

  • Layout por Processo ou Funcional: nesse caso, agrupa-se os processos e equipamentos semelhantes no mesmo local, assim como suas operações ou montagens do mesmo tipo. Assim, é recomendado quando houver máquinas pesadas e de difícil movimentação ou instalações que não possam ser alteradas.
  • Layout em Linha: as máquinas são ordenadas sequencialmente obedecendo o fluxo do processo, ou seja, o caminho que o produto irá percorrer já está determinado. Assim, é ideal para grandes e constantes quantidades, com pouca sazonalidade na produção e para produtos com pouca ou nenhuma diversificação.
  • Layout Celular: em tal opção o foco é unir em um único local, célula, diferentes tipos de máquina que fabriquem o produto inteiro, ou seja, o material se movimenta dentro da célula buscando o fluxo do processo. Portanto, é flexível quanto ao tamanho dos lotes de fabricação e específico para famílias de produtos, onde reduzirá o transporte e manuseio dos materiais e facilitará o controle da produção.

O que fazer para organizar meu layout?

Diante do layout de uma organização, é fundamental citar que esses exemplos que foram mencionados, de estoque e de produção, não são os únicos, ou os principais, locais que necessitam de atenção. Desse modo, todas as áreas da empresa, seja ela varejo, escritório, indústria, alimentícia, entre outras, devem ser estudadas para a implementação de um layout adequado. Portanto, para haver um bom fluxo em um estabelecimento o fundamental é o conhecimento dos processos realizados naquele local. Se você sabe as etapas em que seus colaboradores ou clientes irão atuar, e conhece pontos que devem ser melhorados, então esse é o momento certo para agir.

Exemplo

Se no seu escritório o RH é uma área bastante frequentada pelos trabalhadores e ele fica em um local distante, e que para chegar nele é preciso passar por grande parte da empresa, reveja isso. Assim, se ele for mais próximo aos colaboradores não se perderia tanto tempo tendo que ir ao local desejado, não haveria distrações quando houvesse deslocamento e a produtividade aumentaria.

Para isso, é necessária uma boa visão crítica. Analise os processos da sua empresa e se ponha no lugar de quem tem que passar por isso diariamente, tendo essa empatia, sem dúvidas, o fluxo de movimentação melhorará. Além disso, é buscar manter todos os locais harmônicos e organizados para gerar uma sensação de bem-estar. Para isso, uma ferramenta muito utilizada na manutenção de um layout adequado que o ajudará bastante a perceber tais aspectos, a ferramenta é o 5S.

  • 5S: é um conjunto de 5 preceitos, criados no Japão, que visa mais segurança, produtividade e excelência no ambiente de trabalho, tais preceitos são:
    • Organizar (Seiri): significa ver o que realmente é necessário, e mais utilizado, e o que não é.
    • Arrumar (Seiton): significa ter um lugar para cada coisa.
    • Limpar (Seiso): significa manter tudo limpo constantemente.
    • Padronizar (Seketsu): significa sinalizar cada área a fim de manter ordem, tendo algo padrão todos são capazes de manter.
    • Disciplina (Shitsuke): significa ter foco e persistência para manter o que foi estabelecido nos outros conceitos.

Portanto, entendemos que para um layout adequado, é necessário entendê-lo como uma ferramenta importante para a sua empresa. Após isso, é necessário fazer um estudo das necessidades da sua empresa, e encontrar o melhor modelo de layout para o seu modelo de negócios. E finalmente, mas não menos importante, realizar uma manutenção adequada do layout, para que o mesmo continue sendo mantido e posse até ser melhorado e adaptado com o tempo. Você sente que o seu negócio não tem um layout adequado? Ou então, não tão bem definido, para o seu modelo de negócios? Nós podemos te ajudar! Conheça mais sobre os nossos serviços de Gestão de estoque ou faça já um diagnóstico gratuito!

Deixe uma resposta

Review

*