(85) 99602-6421
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
como engajar sua equipe

Como engajar a sua equipe

Você quer melhorar sua empresa e deixá-la na frente dos demais concorrentes? Quer aumentar a qualidade e o desempenho dos membros da sua companhia? E se eu lhe disser que essas duas perguntas podem ser solucionadas de uma maneira conjunta? Esses, são questionamentos essenciais quando você quer aumentar o desenvolvimento de uma organização. Assim, se você deseja ter um empreendimento de alto nível, é importante saber como engajar a sua equipe. Quer entender melhor como fazer isso na sua empresa? Continue lendo este artigo!

Você vai ler sobre:

  • Entendendo a motivação
  • A importância de engajar sua equipe
  • Ferramentas essenciais para engajar sua equipe

Tempo de leitura: 4 minutos

Entendendo a motivação

Usando um exemplo simples: você já pensou em sua empresa como uma casa? Supomos que sua empresa seja como a estrutura de uma casa: cada funcionário é uma parte do todo, como um tijolo ou um cano . Sendo assim, sempre buscamos manter todas as partes bem desenvolvidas e com a melhor qualidade a fim de manter a prosperidade da moradia. Trazendo para o empresarial, deve-se buscar o mesmo com os funcionários. Assim, quanto mais os membros se desenvolvem, mais eles tendem a produzir melhor, trazendo diversos frutos para a empresa.

Porém, antes disso, todas empresas devem entender a importância de seus integrantes. Isso, porque eles são o principal ativo da empresa, visto que a partir deles toda e qualquer operação será executada. Logo, o sucesso de qualquer corporação, é resultado do êxito individual e coletivo de seus colaboradores. Assim, esse resultado é uma resposta direta e concreta sobre o investimento que é feito no desenvolvimento e na contratação de seus membros.

A importância de motivar sua equipe

Ter uma equipe de qualidade é o diferencial de grande parte das empresas para atingir o sucesso. Então, como devo motivar os funcionários e exigir o melhor deles ao mesmo tempo? Segundo a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), a companhia necessita investir, cada vez mais, no desenvolvimento pessoal de cada um dos seus funcionários. Além disso, um empregado que se sente acolhido e nota que a empresa possui práticas que visam o desenvolvimento humano, ficará motivado com a instituição. Dessa forma, o membro vai sentir-se parte de uma equipe, e, assim, contribuir com os resultados da empresa de maneira positiva. Dessa forma, é essencial tomar atitudes que visem transformar os funcionários da sua empresa em um time. Logo abaixo estão algumas formas de como melhorar o desenvolvimento dos seus membros:

Cultura empresarial

Um pilar essencial para o melhor desenvolvimento dos membros é garantir que os mesmos compartilhem e vivenciem a cultura da empresa no dia-a-dia. Para isso, é preciso ter bem claro missão e valores da empresa, e cabe aos líderes darem os maiores exemplos práticos. Além disso, é preciso garantir que durante a seleção de novos membros sejam contratados aqueles que compartilham do mesmo sentimento e se identificam com a cultura, como falamos no início do texto. Quando o membro se identifica com o sentimento do ambiente em que trabalha, tudo se torna mais familiar e agradável, o que pode melhorar o rendimento de um funcionário. Aqui você pode conferir algumas ferramentas que ajudam na criação da cultura institucional

Feedbacks

Se na vida pessoal nos sentimos bastante felizes em receber elogios, na vida profissional não é diferente. Com isso, estimular um hábito de dar feedbacks entre os membros, pode impactar seus funcionários de maneira bastante positiva, eles ficarão motivados de saber que o trabalho deles está sendo reconhecido. Entretanto, não se limite apenas a comentários positivos, críticas construtivas também devem ser bem-vindas, para que o funcionário possa sempre estar se desenvolvendo, agregando coisas novas e melhorando sua capacidade produtiva.

Benefícios e Ambiente

Muitas empresas oferecem auxílios como transporte e alimentação, mas benefícios vão muito além disso. Um exemplo de empresa que é bem- sucedida não só nesse quesito, é a Google – segunda marca mais valiosa do mundo, segundo a FORBES – é desejada por inúmeras pessoas conseguir trabalhar nessa empresa, devido ao fato de ser conhecido como uma das melhores empresas para trabalhar. A multinacional não só oferece os benefícios comuns, os auxílios, como vai além disso, tendo um ambiente com uma estrutura espetacular que conta com cozinha, academia e até mesmo oficinas para conserto de bicicletas, visando não só o bem-estar e a felicidade dos funcionários, mas a integração entre os mesmos.

De fato, segundo pesquisa feita pela UC (Universidade da Califórnia), em 2017, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo em seu serviço, aumentando em torno de três vezes sua criatividade após as atividades e as vendas em aproximadamente 37%. Você não precisa, necessariamente, ter todos esses requisitos no seu escritório, mas propiciar um ambiente mais humano e flexível pode estimular a sua equipe, e, além disso, a convivência pode influenciar positivamente no trabalho em equipe.

Capacitação

Um bom investimento nos conhecimentos e nas habilidades dos membros da empresa e compreender as suas competências ajuda no desenvolvimento de suas atividades diárias, de maneira que garanta um bom trabalho em equipe. Ademais, existem várias formas de fazer isso, como cursos a distância, minicursos presenciais e até mesmo usando técnicas de coaching. Além disso, promover programas de capacitação com base nas metas e em um plano de carreiras determinado pela companhia pode ajudar a manter sua equipe focada. Dessa forma, vale a pena ter em mente que investir no seu funcionário é investir no seu negócio.

Bonificações

Sabe-se que dinheiro sempre foi combustível para muitas pessoas, então outra forma de incentivar os funcionários é por meio de bonificação pelo alcance de metas e objetivos de negócios, dessa maneira além de desafiar os membros da empresa a atingir os maiores resultados possíveis, também causará um grande desenvolvimento pessoal e satisfação por parte do funcionário. Nesse caso, a recompensa auxiliaria bastante os funcionários menos motivados e engajados a se esforçarem mais.

Conclusão

Por fim, com essas dicas, você já tem por onde começar a melhorar sua rotina e engajar sua equipe, de modo a transformar sua empresa em um autêntico time. Além disso, é sempre bom ir além e buscar sempre o melhor para a sua equipe, ela é que funciona como o combustível do seu negócio, investindo não só em conhecimento, mas também harmonia e bem-estar. No mais, se você acredita que sua equipe pode melhorar, ou que os resultados da sua empresa dependem muito de motivação e menos de planos de ação, você pode estar precisando de uma gestão estratégica! Quer entender melhor como podemos ajudar seu negócio? Faça já um diagnóstico gratuito!

 

Deixe um comentário

Review

*

Estamos online