(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
Como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes

No mercado moderno, tão importante quanto alcançar novos mercados e por conseguinte, novos clientes é conseguir mantê-los em sua matriz de compradores. Na sua empresa, os clientes retornam para fazer novas compras? Ou eles pararam em uma única compra? Esses são alguns dos questionamentos muito importantes que devem ser feitos. Mas qual estratégia adotar para que esses clientes enxerguem sua empresa como uma oportunidade de negócios boa o suficiente para que eles voltem até você? Como fidelizar clientes? Se você quiser entender melhor sobre o assunto, então garanto que essa leitura vai te ajudar a dar um primeiro passo!

Você vai ler sobre:

  • A importância de fidelizar seus clientes
  • Estratégias para fidelização

Tempo de leitura: 4 minutos

Como fidelizar clientes

No livro Marketing 4.0, o autor Philip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing no mundo, definiu a nova jornada do cliente para o mercado digital, no qual vivemos hoje, como “os 5 A’s”.

São eles: assimilação, onde o consumidor conhece a marca, ou seja, quando ele tem o primeiro contato e essa passa a ser uma das opções possíveis para escolha de um produto ou serviço. Atração, é o momento em que o cliente passa a considerar uma marca como a escolha certa para as suas necessidades e desejos. Arguição, onde o cliente vai ouvir as opiniões de outras pessoas sobre a experiência com os produtos e quais as vantagens em adquiri-lo. Ação, onde o cliente efetiva a compra. E, finalmente, Apologia, onde o cliente torna-se um verdadeiro consumidor e defensor da marca.

Kotler acredita que o marketing feito “boca a boca”, cujo uma pessoa defende a marca para a outra, é a principal fonte de fortalecimento e crescimento da empresa. Por isso, os empreendimentos devem buscar, cada vez mais, formar esses verdadeiros advogados da marca. Então, para te ajudar a percorrer de forma mais rápida e eficiente esse caminho, e alcançar a tão sonhada fidelização de clientes, informaremos abaixo três estratégias que você pode utilizar!

Conheça seu cliente!

Com objetivo de atrair as pessoas certas é muito importante que você saiba quem é seu público consumidor. Assim, é importante conhecer as características sociodemográficas, quais seus hobbies e suas atividades profissionais, qual principal meio de comunicação eles utilizam para se comunicar, como eles gostariam de ouvir a mensagem. Afinal, para fidelizar um cliente é necessário saber o que ele espera da sua marca.

Tudo isso, para que na fase inicial do processo (atração) você possa estar utilizando os canais de comunicação corretos, linguagem e forma acessível, possibilitando assim, a encantar o maior número de pessoas e que têm maiores chances de percorrer esse caminho do início ao fim.

Para realizar esse tipo de análise utilize então, o banco de dados de sua empresa, pesquisas de mercado, ou algumas ferramentas de gestão, como o mapa da empatia e persona.

Plataforma de CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Eles são softwares, nos quais você pode colocar as etapas que o cliente deve percorrer na sua empresa, algo similar aos “5 A’s”, e pode movimentá-lo dentro da plataforma, de acordo com o estágio que ele se encontra na realidade.

Esse tipo de instrumento vai te dar um maior controle sobre sua matriz de consumidores, e assim, você poderá tomar ações mais direcionadas para cada um, tomando como base a fase que ele se encontra nesse caminho.

Existem diversas ferramenta desse tipo, como o Ploomes, por exemplo, que integra CRM, Funil de vendas e automação de propostas em uma única plataforma. Ademais, existem outras ferramentas gratuitas que podem auxiliar na gestão de relacionamento com o cliente, e é importante conhecer a analisar qual se adapta à rotina da sua empresa.

Programa de fidelidade

Essa, é uma estratégia muito utilizada pelas empresas atualmente e pode ser replicável em muitas realidades. Apesar de ser uma estratégia interessante é necessário tomar alguns cuidados com esse tipo de abordagem.

O primeiro deles, é estar condizente com a realidade da empresa. Em termos financeiros, deve caber dentro do orçamento e ser muito bem pensado, e em termos das soluções que são oferecidas pelo empreendimento. Aquilo ofertado tem que ser usado como um gatilho para fidelizar, cada vez mais, aquele cliente e ao mesmo tempo chamar atenção para qualidade do serviço que sua empresa oferece.

Ademais, deve-se ter um cuidado especial com o consumidor, afinal ele que vai fazer dá certo seu programa de fidelidade, proponha algo alcançável e que seja motivador para ele manter a constância de compras em sua organização.

Caso tome esses cuidados, conseguirá montar um programa de fidelidade que vai ajudar a alcançar os resultados esperados.

Conclusão

Em síntese, vimos é necessário ver seus clientes atuais como uma ferramenta poderosa para não só potencializar sua marca, mas também alcançar novos mercados. Assim, é importante conhecer seus clientes atuais, entendendo seus gostos, comportamentos e o que eles esperam da sua marca.

Em seguida, é importante saber como gerenciar a experiência que os seus clientes estão tendo com o seu produto ou serviço. Para isso, é possível utilizar ferramentas que auxiliem e potencializem esse relacionamento. Finalmente, um programa de fidelidade fecha com chave de ouro a jornada do seu cliente, garantindo que ele volte a querer o seu produto. Com isso, será possível conhecer mais sobre seu consumidor e traçar artifícios para fidelizá-los de maneira mais assertiva, de forma que trarão grande impacto para sua empresa.

Se você quer potencializar suas estratégias de vendas, ou estruturar planos de ação para maior visibilidade da sua marca, um Planejamento estratégico pode ser o que você procura. Afinal, para entender como fidelizar clientes, é necessário ter uma estratégia bem definida com indicadores de perfomance que possam ser medidos. Quer entender melhor como podemos te ajudar? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Review

*