(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Como gerenciar o seu estoque de fim de ano

O fim de ano se aproxima, e com ele sempre vem o aumento do volume de vendas no comércio varejista. Todavia, para que o comerciante possa aproveitar da melhor forma possível esse período, o controle de estoque deve ser muito bem feito. Rupturas de estoque e compras excessivas são erros que o empresário não deve cometer durante essa época! Portanto, o objetivo aqui é auxiliá-lo(a) e direcioná-lo(a) para que tire o melhor proveito desse período.

Tempo de Leitura: 5 min

Você vai ler sobre:

  • Conhecendo a sua demanda
  • Gerenciando da forma correta!
  • Se preparando para os pós-festas

Conheça sua demanda

               Que a demanda durante esse período aumenta todos sabem, porém, você é capaz de prever assertivamente a demanda para a sua empresa nos meses de novembro e dezembro? A resposta dessa pergunta é crucial para seu planejamento financeiro e de compras, aqui que estão os primeiros erros: Comprar no “feeling” e considerar apenas dados de demanda de anos anteriores. É de fato bastante positivo que sua empresa possua dados de demanda de anos passados para o mesmo período, caso possua. Entretanto, apenas eles não são o suficiente para garantir uma boa margem de segurança. Menos segura ainda é compra com base apenas em feeling ou em experiência, sem dados para suportar uma decisão.

Complementando sua análise

Para que se possa trabalhar da forma mais correta, é crucial que sejam analisados também os dados econômicos do seu setor, quais são as expectativas dos economistas, indicadores de vendas, …etc. Assim, o site da Fecomércio Ceará fornece pesquisas e relatórios, como a pesquisa mensal do comércio varejista, que propiciam uma boa base para tomada de decisão. Se você não tem histórico de vendas da sua venda, algo que não deve acontecer a não ser que seja uma nova empresa, deve focar mais ainda em dados do mercado, converse com outras organizações, faça benchmarking, busque redes e parcerias comerciais que possam ser úteis nesse período.

Gerencie de forma correta!

               Agora com uma margem segura de previsão de demanda, basta garantir que você gerencie seu estoque de forma correta para que tudo ocorra bem, que não é assim tão fácil. Portanto, você deve saber quando pedir seus produtos, avaliar sempre os fornecedores e o tempo de entrega, manter atualizados os dados do seu estoque no sistema, seja um ERP ou uma planilha(nós já publicamos um artigo sobre o tema, basta clicar aqui). Além disso, é importante calcular bem seu estoque mínimo e ponto de ressuprimento de seus produtos mais importantes!

Fique atento!

               Durante esse período, mais do que nos outros meses, você deve gerir seu estoque de forma ágil e flexível. Com mais vendas, existem mais trocas, mais produtos avariados, mais dificuldades com fornecedor e mais problemas no geral, por isso, você não pode perder tempo corrigindo erros bestas de estoque ou com processos lentos de cadastro de produto por exemplo. Para evitar essas situações, tenha um bom time ou encarregado do estoque e um sistema ou planilha que atenda a realidade da sua empresa o mais plenamente possível.

Prepare-se para o pós-festas

               O grupo de pessoas que decide comprar seus presentes no período após o tumulto das festas de fim de ano é real, e deve ser considerado no seu planejamento; Invista então, em promoções e queima de estoque nesse período. Assim, não esgote seu estoque em dezembro, tenha o que apresentar a esse público.

Não perca dinheiro por besteira!

               O controle de estoque é sempre essencial, mas, durante este período seu cuidado deve ser dobrado! Então, entenda o que seus clientes buscam nesse fim de ano e se adapte a isso, você deve estar sempre preparado para atendê-lo.

Conclusão       

Portanto, esse infelizmente é somente um dos vários desafios que você empreendedor enfrentará. Assim, se quiser saber mais sobre o tema ou qualquer outra situação que esteja vivenciando agora na sua empresa, entre em contato conosco! Então, acha que seu negócio está sendo presa nesse mercado? Vai ficar só olhando, ou vai se tornar um verdadeiro predador?!  Faça um diagnóstico online gratuito em nosso site.

Deixe uma resposta

Review

*