(85) 99602-6421
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
Como superar sua concorrência nos negócios

Como superar sua concorrência nos negócios

Quer tornar sua empresa mais produtiva? Estar entre as melhores do mercado e não ficar para trás da concorrência? Sua empresa pode muito bem ganhar vantagem em cima de seus concorrentes com idéias simples, mas de importância fundamental. Assim, com as mudanças cada vez mais velozes no mercado e a entrada de inúmeras novas empresas no mercado tornam a competitividade pela inovação e pelo cliente extremamente acirrada. Portanto, para te ajudar com isso, nesse artigo, vão algumas dicas para aumentar a competitividade de sua empresa e superar sua concorrência.

Você vai aprender sobre:

  • Como traçar estratégias para se destacar no mercado
  • Como planejar a estratégia do seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça bem seus concorrentes!

Conheça com quem se está concorrendo. Faça uma pesquisa a fim de descobrir seus concorrentes diretos. Negócios que vendem os mesmos produtos ou serviço que você e que compartilham o mesmo público de clientes, ou muito semelhante. A partir disso, busque fazer uma análise detalhada da concorrência, por meio da prática do benchmarking competitivo, Dessa forma, já estará ciente de quem é seu competidor e a partir poderá planejar-se melhor, para poder superar sua concorrência, mas não para por ai.

Conheça bem o seu negócio

Fortaleça seus pontos fracos e destaque seus pontos fortes! Em princípio, para fazer isso, existem inúmeras ferramentas. Por exemplo, uma muito conceituada e prática é a famosa Análise SWOT na qual você lista as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats) do seu negócio. Dessa forma, é possível entender tanto aspectos do ambiente interno (forças e fraquezas) da empresa como do ambiente externo (oportunidades e ameaças) na qual ela está inserida, facilitando a visualização da sua empresa como um todo. 

Monte a estratégia da sua empresa!

Aonde você quer chegar (Visão)? Por que a empresa na qual você trabalha existe (Missão)? Ou como você deve se portar e o que você deve externar sendo um funcionário (Valores)? Tenha seus objetivos claros, isso gera um alinhamento da empresa para com seus funcionários, além de uma melhoria constante através de metas, por exemplo. Quer saber mais sobre como melhorar sua estratégia? O Planejamento Estratégico pode te esclarecer melhor!

Quanto menor os gastos, melhor!

Tenha todos os gastos de sua empresa organizados em planilhas, de modo que esses possam ser analisados sempre que possível. Assim, é possível ter uma diminuição de gastos durante os processos produtivos (não se resume a indústria). Se há um controle do faturamento e dos gastos da empresa, a maximização do lucro se torna mais fácil e por conseqüência a empresa cresce com maior velocidade. Então, quer saber mais sobre como diminuir seus gastos?  A Gestão de Custos pode se esclarecer mais sobre o assunto!

Conclusão

Em suma, para aumentar de fato a competitividade do seu negócio, é certo dizer que a melhor maneira para fazer uma análise da concorrência é também analisar a sua própria empresa e todos os seus pontos fortes e fracos. E você, vai querer ficar pra trás? Então, comece a trabalhar em cima de fatos e dados concretos que podem dar o respaldo e a autoridade necessária para as suas decisões.Assim, você poderá superar sua concorrência. Por fim, a Proativa Jr atua trazendo soluções em Engenharia de Produção, e pode te ajudar a ter uma maior captação de clientes. Se as dicas apresentadas foram úteis e fizeram sentido para você, então um Planejamento Estratégico seria perfeito para o seu negócio. Quer entender melhor sobre as nossas soluções? Faça já um diagnóstico gratuito!

“ Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Conhecer a si mesmo, mas não conhecer o inimigo, possibilita para cada vitória ganha, também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

– Sun Tzu (Arte da Guerra)

Deixe um comentário

Review

*

Estamos online