(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
Como-projetar-cenários-financeiros

Como projetar e analisar os cenários financeiros

Vivemos em um mundo de constantes mudanças, principalmente no atual cenário mundial onde estamos enfrentando uma grande pandemia, algo que afeta diretamente os negócios. Em decorrência desses fatores, é necessário que as empresas estejam preparadas paras as modificações que podem ocorrer no mercado em que elas se encontram, se prevenindo para que os fatores negativos não afetem suas estruturas em larga escala. Nesse contexto, entra a importância de projetar e analisar os cenários financeiros de uma empresa.

Você vai ler sobre:

  • O que é uma análise de cenários;
  • Como projetar e analisar cenários financeiros;
  • Ferramentas para projeção de cenários;
  • Tipos de cenários;
  • Dicas para uma boa análise

Tempo de leitura: 5 minutos

 O que é a análise de cenários?

A análise de cenários é uma metodologia que teve origem militar, em que nas guerras eram elaborados planos de defesa e criados contra-ataques, com base na projeção de futuras ações que seriam executadas. Assim, atualmente, é um sistema em que através de estudos, permite mostrar o melhor entre os diferentes caminhos que as empresas podem optar por seguir. Desse modo, a empresa consegue ter uma melhor estratégia, para alcançar um melhor resultado.

Como a construção de cenários se baseia no futuro, é feita uma projeção de fatores que ainda não se realizaram. Então, isso concede à empresa tempo para elaborar planos de ação para evitar possíveis empecilhos. Assim, uma organização consegue se manter mais preparada que o seu concorrente, nas possíveis mudanças de cenários.

Como fazer uma projeção de cenários?

Uma grande dificuldade de se fazer uma projeção de cenários em uma empresa é que essa é uma metodologia que se baseia no futuro. Portanto, é importante projetar de forma assertiva sendo necessário ter conhecimento do atual cenário em que a empresa se encontra, tanto internamente quanto externamente. Além disso, é importante saber quais são fatores impulsionam ou retardam o negócio. Para isso, é interessante então, ter um planejamento estratégico bem estruturado e possuir essas informações à disposição. Existem algumas ferramentas que irão ajudar bastante nesse processo, principalmente auxiliando a ter um panorama interno e externo dos setores na qual queira fazer a análise. Podendo assim, ser na área econômica, estratégica, orçamentaria, financeiro, operacional dentre outros.

Ferramentas para projeção de cenários

– SWOT

 A Matriz Swot é uma das melhores ferramentas estratégicas de uma empresa, na qual busca entender tanto o cenário interno quanto o externo. A análise se baseia então, em duas áreas principais. Ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças). O ambiente interno se refere aos fatores que a empresa pode controlar, podendo combater as fraquezas e potencializar as forças. Já o ambiente externo se refere aos fatores que não dependem da empresa, e que não tenha controle sobre eles. Assim, tendo noção desses pontos, um negócio pode aproveitar as oportunidades e diminuir as ameaças.

5 FORÇAS DE PORTER

Essa ferramenta é formada pelas cinco forças competitivas: possibilidade de entrada de novos concorrentes, rivalidade entre as empresas, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos clientes e poder de barganha dos fornecedores. Ela consegue então, mostrar a atuação da empresa no mercado, proporcionando um conhecimento maior dos seus concorrentes, clientes e serviços, revelando suas forças e fraquezas.

ANÁLISE PESTEL

É uma ferramenta focada no ambiente externo da sua empresa, o nome é consequência da derivação dos cenários que irão ser analisados nessa ferramenta:

  • Político
  • Econômico
  • Social
  • Tecnológico
  • Ecológico
  • Legais

Sendo interessante realizar uma SWOT para cada área comentada, focando nas ameaças e nas oportunidades, por se tratarem de fatores externos.

Tipos de cenários

O ideal na hora de projetar cenários de um setor da sua empresa é fazer três simulações para ele;

Pessimista: Onde pode ocorrer as piores situações para a sua empresa, por exemplo, baixa receita, altos custos e poucos investimentos.

            – Realista: São os fatores mais reais de acontecer, que já ocorrem então, normalmente no seu negócio.

            – Otimista: As melhores situações em que a sua empresa pode alcançar, onde, por exemplo, todas as metas são batidas, baixos custos.

  Dicas para uma boa análise de cenários

  • Ter pensamento estratégico: Ser sempre objetivo nos fatores que realmente vão ser importantes para a sua análise e estudar as melhores estratégicas para alcançar os objetivos do seu negócio.
  • Ser imparcial: Principalmente quando estiver elaborando a projeção de cenários , é importante ser o mais imparcial possível para poder conseguir os resultados mais reais. Caso não seja possível, peça ajuda a algum familiar ou amigo que conheça bem o seu negócio, uma visão externa pode agregar bastante.
  • Estudar os concorrentes: Analise seus concorrentes, descubra os pontos onde eles são melhores que sua empresa e em quais pontos o seu negócio se destaca em comparação ao deles.
  • Não se limitar: Sempre ir em busca de novos materiais para estudo, o mercado está inovando toda hora é preciso que seu negócio também esteja em constante inovação.
  • Conhecer bem o mercado em que sua empresa está inserida: Saber até onde seu negócio pode expandir, quais novas estratégias você pode tomar, e identificar se o cenário que você se encontra está dando o retorno esperado.

Conclusão

Portanto, sabendo como projetar e analisar cenários financeiros, seu negócio estará mais preparado paras as mudanças que o mercado enfrenta frequentemente e estará mais seguro nas tomadas de decisões. Você acha que a estratégia da sua empresa pode melhorar? Ainda não faz o acompanhamento das finanças do seu negócio? Você conhece os seus dados mas não consegue entende-los? Baixe já o nosso Manual estratégico, ou para mais informações, faça um diagnóstico gratuito!

Deixe uma resposta

Review

*