(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
vendedor de sucesso

Como se tornar um vendedor de sucesso

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que só existe uma profissão: vendedor. Afinal, mesmo que você seja um médico, por exemplo, você deve saber vender as suas consultas e angariar novos pacientes. Assim, estamos lidando com vendas constantemente.

Pense bem, toda vez que você tenta convencer alguém, por mais simples que seja aquela situação, você está vendendo o seu ponto de vista para outra pessoa. Portanto, já deu para perceber a importância das vendas no nosso cotidiano. Mas, resta uma pergunta: como se tornar um vendedor de sucesso? Vamos entender melhor agora!

Você vai ler sobre:

  • Como se tornar um vendedor de sucesso
  • Características fundamentais
  • Como contornar objeções dos seus clientes.

Tempo de leitura: 3 minutos

Desenvolvendo o perfil do vendedor de sucesso

Seja verdadeiro

Antes de estudar várias técnicas sofisticadas de vendas, é necessário entender como um vendedor deve pensar e se portar de maneira geral. Assim, inicialmente, devemos desmitificar a ideia de que para ser um bom vendedor é preciso que sejamos “malandros” ou que devemos vestir uma carapuça de vendedor. Isso, porque além dessa ideia estar totalmente ultrapassada, é fundamental ser sempre ético e honesto. Ademais, isso vai te ajudar a gerar mais confiança dos clientes, o que pode fazer com que você tenha mais vendas fechadas.

Tenha empatia

O segundo ponto de atenção é que o bom vendedor deve entender a real dor do cliente. Afinal, os vendedores proporcionam soluções para os problemas dos seus clientes. Portanto, é imprescindível conhecer e se preocupar com as dores do seu cliente.

Ademais, um dos aspectos mais importantes para realizar uma venda é conquistar a confiança do cliente. Isso, porque ninguém vai comprar uma solução se não há confiança no produto ou serviço, no vendedor e na empresa. Para gerar confiança, é necessário então, conhecer o mercado e as dores do seu cliente. Além disso, é preciso saber muito bem como a sua solução ajudará verdadeiramente o seu cliente.

Características fundamentais

Ética: já comentamos da importância de ser sempre ético e como isso também pode te ajudar a vender mais.
Curiosidade: tenha curiosidade sobre o seu cliente e sobre como você pode ajudá-lo da melhor forma.
Ambição: tenha ambição de sempre se aperfeiçoar mais como vendedor.
Bom humor: seja simpático e bem-humorado. Isso te ajudará a gerar empatia e conquistar seus clientes.
Comunicação: um bom vendedor deve saber se comunicar de maneira eficaz e passar de forma clara e coerente suas ideias aos clientes. Além disso, é fundamental saber adaptar a fala de acordo com o perfil de cada cliente. Se ele fala muito formalmente, assim você deve falar também.
Cuidado com a imagem: é preciso saber se vestir corretamente. A dica anterior também serve aqui: se o seu cliente se veste mais formalmente, assim você deve se vestir também.
Educação: seja educado, polido, respeitoso e evite falar gírias e palavrões.
Atenção: tenha atenção com o seu cliente. Escute-o ativamente e deixe-o falar.
Network: tenha uma boa network para pedir ajuda ou indicações.

Matriz de objeção

Por fim, um bom vendedor também deve saber como contornar as possíveis objeções dos seus clientes. Assim, é imprescindível que você já tenha em mente as possíveis negações que eles terão. Então, isso te ajudará bastante a se adiantar e sempre estar um passo à frente na negociação.

Para contornar bem uma objeção é importante fazer perguntas e entender por que o cliente não quer adquirir a sua solução. Muitos vendedores já querem retrucar a fala do cliente sem nem compreender, de fato, o motivo pelo qual ele não quer comprar.

Consideremos o seguinte exemplo de diálogo:

Cliente: não quero investir nesse momento.

Você: compreendo, senhor! Mas, deixa eu te fazer uma pergunta… É só o preço que está impedindo a venda? Você gostou do nosso produto/serviço? Então, se nós encontrarmos um valor bom para ambos, podemos fechar negócio?

Dessa forma, você entenderá quais são todas os motivos que levam o cliente a não querer fazer negócio. E, assim, você pode agir de forma mais assertiva para fechar a venda.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu algumas técnicas primordiais para se tornar um vendedor de sucesso. Falamos sobre como deve ser o perfil de um bom vendedor, quais são as suas características fundamentais e como contornar satisfatoriamente as objeções dos seus clientes.

Agora, basta praticar as dicas desse post e continuar atento a tudo que puder melhorar com o objetivo de fechar mais vendas. Lembre-se de que o desenvolvimento demanda paciência! Você em dificuldade com a prospecção de clientes? Acha que seu time de vendas pode melhorar? A Proativa Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco e faça seu diagnóstico gratuito!

Deixe uma resposta

Review

*