(85) 99275-4260
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
ferramentas de planejamento estratégico

Ferramentas de Planejamento Estratégico para concorrência

Possivelmente, manter-se competitivo é uma ameaça para o seu negócio, a menos que você possua um monopólio. Entretanto, uma empresa não pode depender da ausência de concorrência, mas criar estratégias. Isto, uma vez que diferentes players em um mesmo mercado se desafiam constantemente, para o desenvolvimento daquele mercado, portanto a questão é saber como se manter competitivo. Com esse objetivo, podemos usar ferramentas de planejamento estratégico.

Para isso, a estratégia é o foco. Nesse cenário de crise, encontrar a estratégia competitiva que mais se adequa a sua empresa e seu mercado pode fazer a diferença na sobrevivência do seu negócio nos próximos meses. Quer saber como tornar a sua empresa mais competitiva? Siga com a leitura desse artigo!

O que você vai ver nesse artigo:

  • Análise de posicionamento de mercado;
  • Ferramentas de planejamento estratégico;
  • Pontos de atenção para ter uma execução assertiva.

Tempo de Leitura: 7 min

1.QUAL O VALOR QUE SUA EMPRESA GERA?

O que faz com que o cliente decida comprar da sua empresa? O que ele ganha quando faz a compra além do produto ou serviço em si? Que problema ele espera resolver ou experiência que quer ter? Saber as respostas dessas perguntas é o primeiro passo para entender como vencer a concorrência.

De antemão, vamos usar como exemplo o mercado de vestuário. Neste setor, o cliente que faz uma compra em um brechó ou em uma feira, tem como opção uma experiência bem diferente daquele que compra um artigo da Nike, por exemplo. São públicos diferentes com dores e expectativas diferentes, consequentemente, as empresas dificilmente competirão por um mesmo público-alvo. Deste modo, entenda qual o valor gerado por sua empresa. É preço? Comodidade? Status?

Com o valor e a experiência agregados claros, podemos partir para o próximo ponto.

2.ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

Agora que você sabe o que você vende e para quem vende, pode entender corretamente quem são os concorrentes do seu negócio e a partir daí descobrir a sua posição dentro desse mercado.

Entender o seu ambiente e os players inseridos nele é essencial para se colocar em uma posição de vantagem, além de saber quais são as novidades de mercado, quais são os diferenciais do meu concorrente, quais são meus diferenciais, porque essas informações são ferramentas poderosas para o planejamento de uma estratégia competitiva. Porém, não é algo tão simples de se fazer, e para te auxiliar, vou trazer 3 ferramentas que podem te ajudar a conseguir essas informações:

Forças de Porter

Essa ferramenta é fundamental para entender sua posição dentro do mercado e consiste na analisa do seu negócio sob 5 perspectivas.

  1. Rivalidade com os concorrentes;
  2. Poder de barganha dos fornecedores;
  3. Poder de barganha dos clientes;
  4. Ameaça de novos entrantes;
  5. Ameaça de produtos substitutos;

Você pode buscar fazer uma análise quantitativa do seu negócio sob essas perspectivas e avaliar quais dessas frentes podem ser uma oportunidade para você ou uma ameaça, isso nos leva à próxima ferramenta.

Se quiser aprender mais sobre 5 Forças de Porter leia este artigo da Rock Content.

Análise SWOT

Essa ferramenta, tem como objetivo analisar a sua organização em quatro quadrantes (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Neste sentido, encaixa-se quando falamos de estratégias para competitividade, principalmente as focadas em pontos relativos ao externo da sua empresa, assim como as oportunidades e relativo as ameaças.

Para se manter competitiva, sua organização deve sempre estar atenta às ameaças que surgem no mercado, assim como estar ciente delas e poder se preparar previamente pode colocar sua empresa alguns passos à frente.

Benchmarking

O benchmarking consiste na busca por referência nos seus concorrentes, bem como entender como funcionam seus processos, seu atendimento, qualidade dos produtos/serviços, etc.

Para entender melhor sobre a análise do ambiente e das ferramentas que mencionei, dê uma olhada no nosso e-book completo sobre planejamento estratégico ou nesse artigo focado somente nas ferramentas.

3.CONQUISTE O “UAU” DO SEU CLIENTE

É evidente que muitos dos consumidores hoje buscam mais que apenas um bom preço, assim como um serviço e um atendimento de excelência, com uma experiência agradável de compra fazem muita diferença na manutenção da sua base de clientes e na busca de novos. Nesse sentido, para que consiga isso, é necessário mergulhar a fundo na mente de seu cliente, para assim entender que diferenciação você pode trazer para agregar mais valor ao seu produto conseguindo manter um preço justo.

Além disso, utilizar as ferramentas citadas para conhecer as exigências de seu mercado, cabe traçar o perfil do seu cliente. Você pode desenvolver personas, bem como definir o público-alvo, dessa forma poderá estudar melhores formas de encantar tal grupo.

Invista em relacionamento e atendimento, assim sua equipe precisa estar focada, treinada e capacitada para promover a melhor experiência possível para seu cliente, por mais simples que possa ser seu processo de compra. Isso, vai desde um atendimento em loja até promover acessibilidade e comodidade ao seu cliente, pois a prioridade deve ser o cliente.

4.ALGUNS PONTOS DE ATENÇÃO

Mesmo após uma boa análise de mercado e planejamento ainda existem alguns pontos extras que merecem uma atenção:

  1. O cenário analisado está longe de ser estático, pois o estudo do posicionamento da sua empresa no mercado deve ser periódico;
  2. Fique atento ao gerenciamento. Inicialmente, com o intuito de sua aplicação ser bem gerenciada, tal como baseada na correta execução da estratégia, por meio de monitoramento, é importante ter indicadores claros, assim sendo estes avaliados de modo periódico;
  3. Seu time deve estar alinhado. Pois, afinal muitas das mudanças estratégicas para se tornar uma organização mais competitiva envolvem mais que o time de marketing e vendas. Sobretudo, ocorre uma mudança na cultura e nos processos da empresa, porque para que tudo se encaminhe bem o time precisa estar alinhado.

Conclusão

Por fim, logo sua empresa estará mais preparada e mais competitiva para atuar no mercado com essas ferramentas de planejamento estratégico. Entretanto, do mesmo modo como apresentado aqui, ainda há muito mais que podemos te mostrar, porém que não cabe em único artigo. Além disso, você pode dar uma olhada no nosso blog para ver mais conteúdos como este, tais que possam agregar mais conhecimento para você. Ou ainda, você pode fazer o nosso diagnóstico online para que já entremos em contato para buscar te ajudar!

Deixe uma resposta

Review

*