(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Gestão Enxuta: Como Aumentar a Eficiência da sua Empresa

Com o mercado cada vez mais exigindo inovação e agilidade, o modelo tradicional de administração vem desaparecendo. Assim, empresas de todos os setores devem cada vez mais buscar um modelo dinâmico e ágil de administração, que consiga aumentar sua eficiência. Portanto, iremos te ajudar a dar os primeiros passos para conseguir seguir o modelo de Gestão Enxuta!

Tempo de Leitura: 4 min

Você vai ler sobre:

  • Adotando a filosofia Lean em sua empresa
  • Definindo prazos e responsáveis
  • Errando rápido e aprendendo rápido!

1. Adote a Filosofia Lean em toda a empresa

               A Filosofia Lean tem como princípio agregar mais valor ao cliente por meio da redução de desperdício. Ou seja, você realoca seus recursos produtivos para um trabalho de criação de valor. Dessa forma, conseguirá melhorar a eficiência de seu negócio, além de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente com seu produto ou serviço. Além disso, a Filosofia Lean pode ser aplicada em todos os processos de uma empresa, desde os produtivos, aos administrativos. Desse modo, tendo enraizado uma cultura enxuta em todos os seus colaboradores, torna-se mais fácil conseguir alcançar as outras etapas!

2. Defina prazos e responsáveis

               Para conseguir ter uma Gestão Enxuta, é de extrema importância buscar, cada vez mais, aumentar a produtividade dos seus colaboradores! Portanto, uma ferramenta que pode te auxiliar com isso é o 5W2H, que consiste em planejar atividades de forma prática e objetiva, respondendo a essas perguntas: “O que fazer?”, “Por que fazer?”, “Onde será feito?”, “Por quem será feito?”, “Quando será feito?”, “Como fazer?”, “Quanto custará fazer?”.

               Dessa forma, todos terão uma visão clara da atividade e ficará mais fácil de acompanha-los quanto às suas metas!

3. Desburocratize reuniões

               Reuniões longas, principalmente de cobrança de resultados, costumam ser desgastantes e improdutivas. Com efeito, uma equipe alinhada com a Filosofia Lean e capaz de responder às perguntas do 5W2H de sua atividade, os colaboradores poderão ser mais autônomos. Assim, foque no essencial e seja ágil ao gerenciá-los.

               Uma ferramenta que promove a agilidade de execução é o Scrum, explicada no livro “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, de Jeff Sutherland. Com efeito, a metodologia consiste em ter pequenos times realizando projetos, que serão separados em etapas curtas chamadas de “Sprints” e que trabalha realizando reuniões diárias e curtas (com, no máximo, 15 minutos) de alinhamento, com transparência em seus resultados. Assim, é possível atingir mais eficiência e adaptabilidade em sua empresa. Além disso, aposte em aplicativos ou plataformas para melhorar a comunicação interna da equipe, como o Trello e o Slack. Dessa forma, você centraliza a comunicação do time, fazendo-o ganhar mais produtividade.

4. Erre e aprenda rápido!

               A saber, ter uma Gestão Enxuta também significa entregar seu produto ou serviço com mais agilidade, sem demorar tanto na estruturação. No livro “Statup Enxuta”, Eric Ries trás a ideia de, ao invés de estruturar um grande projeto, lançá-lo o mais rápido possível e testar as hipóteses, sempre medindo os resultados. Isso se aplica tanto a produtos, quanto a novos projetos internos!

            

Ou seja: erre e aprenda rápido. Dessa forma, você minimiza energia e recursos, além de reduzir riscos grandes.

               Então, se adapte à nova realidade do mercado! Seja eficiente e ágil! Tem dúvidas de como colocar isso em prática e como alcançar grandes resultados? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Review

*