(85) 99602-6421
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Inbound Marketing: aprendendo a otimizar a atração dos seus clientes

Você sabe o que é Inbound Marketing?  Quais as suas vantagens? Como colocar na sua empresa? Essa maneira de fortalecer a marca nasceu a partir da ascensão da era digital, pois as pessoas passaram a ter acesso a muita informação, logo começaram a selecionar o conteúdo que gostariam de ver. Diante disso, o Outbound marketing não era mais suficiente, acarretando um aprimoramento dos profissionais dessa área. Quer saber mais como sobre usar essa ferramenta ao favor do sue negócio? Continue lendo este artigo!

Você vai aprender sobre?

  • Por que usar o Inbound Marketing
  • O que é Inboung Marketing
  • Quais as vantagens
  • Exemplos de grandes empresas que usam
  • Como implementar na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Por que usar o Inboung Marketing

Atualmente, o Inbound é ainda mais necessário, já que o acesso a internet é algo mundial e, caso não seja bem trabalhado, ocasiona uma grande perca, tanto no fortalecimento da marca como na perspectiva de melhora no faturamento a partir da captação de novos compradores. Devido a isso, é preciso que todo empreendedor tenha uma noção sobre essa ferramenta. Por conta dessa necessidade é apresentado a seguir um contexto geral de como usa-la de maneira adequada

O que é Inbound Marketing?

Para trabalhar com uma ferramenta é preciso saber seu conceito e essa não é diferente: esse tipo de marketing consiste na elaboração de conteúdos que se relacione em certo ponto com o produto oferecido, mas não o ofereça diretamente, sendo que, sempre que o cliente pensar naquele assunto pesquisado, ele irá associar a sua marca, pois você mostrou ter autoridade no assunto. O inbound funciona como imã para empresa, pois atrai as pessoas que buscam aquele determinado serviço, ou seja, já capta um pessoal interessado. Muitas vezes o Inbound funciona como um sanador de dúvidas dos clientes sobre determinado serviço ou produto. Outra maneira é sugerir a forma de utilizar aquele produto. É possível também proporcionar um conteúdo que não trate diretamente do que está sendo oferecido, porém de algo que haja similaridade.

Quais as vantagens de utilizar esse estilo de marketing?

Com toda certeza, a principal vantagem do Inbound é o alcance do público certo e interessado, diferente do outbound que atinge um público bem maior e, assim, menos direcionado. O fato de afetar um grupo já interessado no assunto, torna-se mais acessível persuadir o leitor, por meio de gatilhos mentais bem estruturados. Esse tipo de abordagem se caracteriza, também, por ser mais controlada, visto que é possível saber o meio que os clientes estão chegando, ou seja, o seu principal vetor de prospecção. Dessa forma, é viável saber se o investimento no marketing está valendo a pena.


Como implementar o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também pode ser chamado de marketing de atração e possui três pilares: SEO, marketing de conteúdo e estratégia em redes sociais. O SEO qualifica os leitores de acordo com seus interesses e facilita o caminho deles até seu site. Já o marketing de conteúdo, cumpre com o objetivo de atrair, converter e encantar os clientes através de conteúdo interessante. Assim, a estratégia em redes sociais literalmente utiliza as redes sociais para adquirir visibilidade da forma correta.
A estrutura fundamental do Inbound Marketing consiste em quatro etapas a serem seguidas.

Primeira etapa – é a de atração, que consiste em trazer os visitantes “estranhos” a seus canais sociais e assim, fazer com que eles se tornem visitantes regulares através de conteúdo interessante.

Segunda etapa – é a de conversão, em que, literalmente, se visa converter esses visitantes regulares em clientes em potencial.

Terceira etapa – é a de venda, em que após alimentar esses leads, que são os clientes com potencialidades de venda, em seguida você avalia as reais oportunidades e efetua a venda no caso positivo.

Quarta etapa – é a de encantamento, em que se busca, mesmo após a venda, continuar encantando o cliente para que ele se satisfaça e promova seu negócio.

Exemplos de empresas que utilizam o Inbound Marketing

Existem diversas empresas de grande notoriedade que utilizam como principal ideologia o Inbound Marketing. A iniciar pela Redbull, que apesar de ser uma empresa de comercialização de energéticos, possui um periódico com a maior tiragem do mundo, o The Red Bulletin. Além dessa, pode-se citar também a Coca-Cola, que produz conteúdo relevante constantemente, para alavancar a base de comercialização.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o inbound marketing, que tal alguns motivos para te incentivar a colocar o aprendizado em prática? Assim, não restam dúvidas de que o inbound marketing é algo essencial na visibilidade da empresa frente ao mercado. Além disso, no cenário mundial atual, não pode ser deixada de lado pois se trata de obter o encantamento do cliente de maneira relativamente prática e eficiente. Afinal, quem não almeja resultados bons de forma prática nos dias atuais? Quer saber mais como investir em uma maior captação de clientes para o seu negócio? A Proativa Jr pode te ajudar! Atuamos no mercado de Engenharia de Produção, trazendo soluções inteligentes e assertivas para a realidade de cada cliente. Então, vai perder essa oportunidade? Faça já seu diagnóstico gratuito!

Deixe um comentário

Review

*

Estamos online