(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Pós-venda: Como encantar seus clientes

Introdução

Você sabia que o pós-venda é um dos principais passos para a fidelização dos seus clientes? Pois é, e apesar dessa importância deixar claro a necessidade da realização de um pós-venda de qualidade, ainda é muito comum se pensar que o contato com o cliente se encerra a partir de que o contrato é finalizado. Atualmente é recorrente o erro de muitos estabelecimentos que focam em atrair novos clientes mas esquecem de dar atenção para quem já confia na empresa e sabe da excelência dos serviços prestados. Você tem essa cultura na sua empresa? Caso não, não se preocupe, nesse artigo você irá aprender, de uma maneira simples e didática, como utilizar essa estratégia para encantar seus clientes, mantê-los com você e até mesmo fazer propaganda do seu negócio.

Você vai ler sobre:

  • Qual a Importância de fidelizar seus clientes ?
  • 5 Estratégias para um bom pós-venda
  • Vantagens de um pós-venda de qualidade

Tempo de leitura: 6 minutos

A importância de ter clientes fiéis

Antes de tudo, o pós-venda é um serviço de marketing, realizado posterior a venda do produto ou fechamento de contrato. São ações que tem como pilar principal a fidelização de seus clientes. Atualmente, muito se tem discutido a respeito do custo de novos clientes, segundo o famoso consultor americano, Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Assim, tendo em vista que o mercado anda muito competitivo, clientes cada vez mais escassos e exigentes, surge a necessidade do pós-venda, tendo como objetivo atrair mais clientes e manter os já conquistados.

5 estratégias para um pós-venda eficaz

Bem, acredito que já ficou claro o que é o pós-venda e sua importância, mas você deve estar se perguntando como colocar em prática um pós-venda eficaz. Então por isso separamos para você 5 estratégias que devem estar no seu pós venda:

Qualidade

Hoje em dia, enxerga-se a relevância de um marketing feito por cliente. É muito comum que as vendas sejam feitas por meio de indicações, um cliente satisfeito com o serviço, que indica para familiares e amigos, criando uma segurança para uma futura compra com novos clientes. Além de aumentar suas vendas, é possível expandir a sua rede de alcance com o auxílio dos próprios consumidores e o melhor, tudo isso de uma forma simples.

Atendimento

Como já foi abordado anteriormente, o pilar do pós venda é a fidelização do cliente, e isso é proveniente principalmente de um atendimento de qualidade. Dessa forma, observe os seus clientes, atente-se aos detalhes, pois com as informações atuais de compras e com o entendimento da realidade de cada cliente, você irá prever o próximo produto a ser vendido.

Relacionamento

Nada melhor e mais fácil do que vender para um amigo ou pessoa que confie em você, e confiança só é construída com a nutrição de um relacionamento. Assim, no ramo de negócios não é diferente, elabore um cronograma e determine um intervalo de tempo para entrar em contato com os antigos clientes. Nesse contato não induza o cliente a uma nova venda, apenas tente entender as suas novas necessidades, e como você pode ajudá-lo.

Surpreenda

Nada mais marcante para um pessoa do que datas comemorativas ou algum evento que alteram a sua rotina. Dessa forma, caso você deseje ficar marcado nas lembranças dos seus clientes, por um longo tempo, entregue valor em atividades em que ele não esperava. Que tal promover um café da manhã para ex-clientes ? Possuir serviços exclusivos para eles ? Nesse momento utilize a sua imaginação para inovar.

Monitoramento

Contudo, não podemos esquecer de monitorar os nossos clientes, isso significa que devemos acompanhar por meio de métricas e indicadores (satisfação, downloads de outros conteúdos, visita no blog, etc) quais são os seus próximos passos. Dessa forma, o seus pós-venda irá passar para um outro patamar, e os dados coletados apenas qualitativamente passarão a ter embasamento quantitativo.

Vale a pena possuir um pós-venda?

Um exemplo claro seria a história de Christina McManemy, uma ex-cliente do Resort Gaylord Opryland, localizado em Nashville, EUA. Após 3 anos de hospedagem no resort, ela entrou em contato com a empresa pelas redes sociais, pois adorava o som do despertador no qual ela acordava quando
estava hospedada e perguntou onde poderia comprar um igual. A empresa respondeu informando que aqueles despertadores não eram vendidos em lojas, entretanto junto à mensagem a empresa enviou, para a residência de Christina, o despertador que ela tanto amava. Assim, agora sempre que Christina acordar lembrará dos dias incríveis que passou nas férias

No seus caso, não precisa ser despertadores mas podem ser:

  • promoções especiais;
  • cliente VIP;
  • pesquisas de satisfação;
  • serviços de manutenção

Pois o pós-venda não trata-se apenas de resolver problemas de clientes insatisfeitos, mas também de encantar os clientes que passam pela sua loja.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu a importância de uma pós-venda efetiva e algumas técnicas primordiais para implantar essa estratégia. Em suma, torna-se evidente que tomando tais atitudes sua empresa iria muito mais longe. Por fim, quer entender mais sobre como fidelizar clientes? Leia esse artigo da Agendor e, para mais informações, realize o diagnóstico gratuito em nosso site.

Deixe uma resposta

Review

*