(85) 98103-0469
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
Cases-01.jpg

Descrição

Introdução da Empresa

A empresa Açaí Parajuá possui a ideia de servir produtos com uma tendência saudável, tendo como produto principal o açaí na tigela, o qual possui opções de self-service e à la carte. O açaí diferencial da casa é servido em frutas tropicais, como abacaxi, coco e melão. Além disso, oferece diversas opções de sucos e lanches como sanduíches e
crepes. Apesar de possuir diferenciais, a empresa passava por um momento de forte concorrência e não possuía nenhum planejamento para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Entendendo a dor do cliente

Por meio de visita diagnóstico, foi observado que a empresa estava um cenário em que haviam dois concorrentes a menos de 100 metros da loja, que ameaçavam muito as vendas, além de mais de 10 concorrentes de açaí que se encontravam no mesmo bairro. Ademais, todas as decisões da empresa eram feitas sem um direcionamento claro aos objetivos buscados pela organização. Diante disso, seria necessário possibilitar a empresa uma estruturação de sua estratégia através de um serviço de Planejamento Estratégico, o qual teria como objetivo principal garantir o direcionamento de esforços do Açaí Parajuá pela busca de competitividade no mercado.

O projeto

A primeira etapa do planejamento estratégico teve como prioridade o entendimento do funcionamento da empresa de uma forma geral e como ela está situada no mercado. Para isso, foram utilizadas algumas ferramentas como o Business Model Canvas e a análise das 5 Forças de Porter. Em seguida, foi feito um estudo aprofundado de análise interna com tudo que a empresa possuía de forças e fraquezas e tudo que ela poderia aproveitar ou se prevenir relacionado ao ambiente externo. Para isso, foi aplicada a Matriz SWOT. Para o preenchimento detalhado e assertivo da matriz, foram realizadas algumas formas de coleta de dados, como entrevistas, análise de tendência do mercado e cliente oculto na própria empresa e nas empresas concorrentes mais próximas.

A partir de todas as análises listadas anteriormente, foi possível ter um conhecimento geral dos diversos pontos da empresa para iniciar a construção da estratégia. A estratégia partiu desde a construção inicial de Missão, Visão e Valores; atribuindo, assim, o propósito principal da empresa. Em seguida, foram definidos os objetivos estratégicos a partir do método BSC (Balanced Scorecard), no qual foi feito o Mapa BSC e a avaliação de desempenho, por meio de indicadores e metas, de cada objetivo listado.

Com a estruturação da estratégia concluída, foi criado o quadro geral da avaliação de desempenho e de planos de ação a partir do sistema de gestão online Trello. Tal forma de acompanhamento foi escolhida pelo cliente, visto que poderia apresentar de forma mais fácil e visual o que deveria ser feito na organização. A estruturação do sistema foi feita pela equipe da Proativa, a qual forneceu treinamentos e manuais detalhados do passo a passo de utilização.

Em seguida, foi atribuído planos de ação (acompanhados pelo sistema Trello) direcionados para cada objetivo estratégico, com o intuito de bater as metas estabelecidas. Dessa forma, a Proativa construiu os planos de ação a partir do conceito de cocriação, em que foi considerado a visão dos clientes, da equipe de consultores, de mentores externos do projeto e dos colaboradores da empresa.

A consultoria acompanhou os planos de ação aprovados durante o tempo previamente acordado e participou ativamente de alguns planos, como a estruturação do processo seletivo, treinamento de melhoria de atendimento e a estruturação do manual de elaboração de receitas. Todas as melhorias implementadas passaram pela metodologia do PDCA, mantendo, assim, apenas o que geraria resultado para a empresa.

A partir dos planos de ação implementados, foi possível medir alguns resultados relevantes a partir dos indicadores da avaliação de desempenho. Ainda com a consultoria em ação, conseguimos bater uma das metas com o resultado de nota máxima do atendimento. A partir de cerca de 2 meses de término do projeto foram batidas as metas de alcance do marketing, além de outros indicadores que tiveram crescimento consideráveis. Pode-se ainda levar com relevância que alguns de seus concorrentes próximos fecharam as portas, fazendo que a empresa Açaí Parajuá ganhasse uma maior parcela de clientes do mercado local.

Deixe uma resposta

Review

*