(85) 98103-0469
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
Cases-02.jpg

Descrição

Introdução da Empresa

A empresa Bethset possui 6 lojas distribuídas pela cidade de Fortaleza e uma loja na cidade de Juazeiro do Norte, além do centro de distribuição. O trabalho foi realizado no CD, onde encontra-se o ponto de distribuição da empresa, incluindo recebimento e abastecimento das demais lojas. Diante do cenário de crise no país nos últimos anos, a empresa sentiu a necessidade de trabalhar de forma mais eficiente, operando com o mínimo de desperdícios possível, com isso necessitavam que os processos internos do estoque especificamente, fossem otimizados.

Entendendo a dor do cliente

Durante nosso diagnóstico, percebemos que o estoque da empresa possuía processos não padronizados e as atividades executadas pelos funcionários tinham bastante variação de tempo de execução, além disso não havia uma disposição padronizada e visual dos produtos para facilitar o trânsito de funcionários. O principal intuito da consultoria era diminuir os desperdícios, melhorar a disposição e trabalhar todos os processos de estoque, incluindo o setor de compras, evitando um estoque exagerado ou com peças insuficientes para atender a demanda.

O projeto

Sabendo disso, foi realizado um serviço de mapeamento de processos no estoque da empresa. O projeto se iniciou com uma avaliação de como a empresa estava funcionando no momento atual, seguido de um diagnóstico de pontos de melhoria, ou seja, analisar tudo aquilo que poderia ser otimizado ou deveria ser modificado nos processos. Em seguida, após o levantamento de dados foram feitas as estruturações das melhorias que seriam implementadas, neste caso foram utilizadas como ferramentas, o excel para elaboração de planilhas de estoque mínimo, ponto de ressuprimento, além de sinalizações automáticas para mercadorias com demasiado tempo de estoque.

Seguindo esta linha, começamos a fase de implantação das melhorias definidas e com isso foram adicionadas melhorias físicas, como uma mudança no layout do estoque, implantação de formulários e checklists como forma de melhorar a comunicação entre os diversos setores da empresa, além da utilização de uma ferramenta crucial para o andamento do projeto o software Power BI, responsável por filtrar informações e simplifica-las em forma de gráficos e tabelas visuais. Ao final do projeto forma entregues 8 Procedimentos Operacionais Padrã  (todos com fluxogramas, imagens dos documentos que participam do processo, capa e contracapa), documentos de auditoria por evidência, documentos Gembas validados, plano de melhorias futuras e treinamentos estruturados em Power Point; que documentam tudo aquilo que foi feito durante o projeto, atuando como gestão do conhecimento para futuras alterações e norte para a execução das atividades dos funcionários.

Deixe uma resposta

Review

*