(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
promoção

Promoção: A arte de atrair clientes

Você deseja atrair mais clientes, aumentar o número de vendas, melhorar o faturamento da sua empresa ou mesmo vender aqueles produtos que estão no estoque há um bom tempo? Então, esse artigo é para você! Nele iremos te ensinar de maneira simples como criar uma promoção que intensifique o fluxo de clientes e vendas no seu estabelecimento ou site.

Você vai ler sobre:

  • Promoções: O que é? E para que serve?
  • Como planejar uma campanha promocional.
  • Tipos de promoções.
  • Como colocar em prática.
  • Potencializadores de resultados.

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é? E para que serve uma promoção?

Promoção nada mais é do que uma iniciativa criada para aumentar as vendas por algum motivo e para alcançar esse objetivo oferece um ou mais benefícios para os clientes. Agora você estar se perguntando “Ok, mas por onde começo?” Continua com a gente que vamos te mostrar passo a passo.

Mas, antes disso temos que nos ater a um fato importante. O principal erro cometido na hora de criar uma promoção é a falta de planejamento. Destinar um tempo para essa atividade pode ser a diferença vital entre uma campanha de sucesso e um completo fracasso.

Como fazer um bom planejamento para as promoções.

Objetivo

Qual o motivo ou razão dessa ação. Alguns dos motivos mais comuns são: Ter um estoque cheio com um produto que não sai de jeito nenhum; A empresa não é conhecida; Estar próximo de uma data comemorativa. Ter um objetivo bem definido ajuda a direcionar todas as decisões que precisarem ser feitas e a otimizar os resultados, não se perdendo no meio do caminho.

Dica: Por que não realizar promoções em datas que as vendas são fracas? Isso pode te ajudar a não depender apenas de datas famosas, como o natal.

Defina um público alvo

Ter em mente para quem sua promoção será destinada é fundamental para definir quais meios e linguagem serão utilizados na divulgação da sua campanha. Pontos como, idade, gênero, localização geográfica, interesses gerais (música, esportes, redes sociais) são importantes serem analisados.

Prazo

Um erro muito comum na realização de promoções é a falta de uma data final. Isso faz com que o cliente não tenha o sentimento de urgência, que é fundamental em campanhas como essa, sendo esse um dos gatilhos mentais mais poderosos. Por isso procure deixar bem claro que essa oferta é por tempo limitado ou deixe a data final exposta. Caso você veja que os resultados não foram tão positivos você poderá prorrogar a campanha por mais alguns dias.

Indicadores

Criar formas de medir o sucesso da campanha poderá ajudar a ver onde foram as falhas (caso existam) e dessa forma corrigir tais pontos de melhorias para que a próxima promoção tenha um resultado melhor ainda.

Exemplo: Quantos clientes vieram por publicações em cada rede social? Qual foi o aumento de visitante no site? Houve maior busca por tráfego orgânico ou pago?

Esses são apenas alguns exemplos, procure analisar quais serão os melhores para sua campanha de acordo com a sua realidade.

Mecânica simples

Ninguém gosta de ter trabalho, então criar uma promoção com muitas exigências para a participação pode fazer com que os clientes desistam de participar antes de terminarem de ler o regulamento ou saber quais os requisitos. Por esse motivo crie algo simples e fácil de explicar, visto que, o cliente destinará pouco tempo para dar atenção e sua promoção tem conquista-lo nesse meio tempo.

Divulgação

Não adianta nada fazer uma promoção com benefícios maravilhosos para os clientes se eles não ficarem sabendo, por isso a divulgação também é um fator chave na realização de uma campanha promocional. Já tendo selecionado seu público alvo veja a melhor forma de conseguir se comunicar com ele para mostrar o quanto sua promoção é especial.

Sintonia com o público

Mais uma vez vemos que a definição de um perfil ideal de cliente para direcionarmos a campanha é importante. A partir dessa definição temos que encontrar a sintonia com o público, ou seja, por quais motivos ele compraria em sua promoção? Os benefícios que você está dando realmente são vistos como benefícios? Pois, uma campanha com descontos em produtos de jogos digitais vai ter pouco efeito em um público acima de 50 anos. Ou uma promoção de artigos alimentícios de um super mercado não vai ter o retorno tão positivo se não for direcionado para as pessoas responsáveis por fazerem as compras de seu lar.

Escolha da técnica promocional

Nessa fase você escolherá o tipo de promoção, existem vários modelos diferentes, mas fique tranquilo, pois iremos te mostrar alguns exemplos mais adiante. O importante aqui é não repetir o mesmo modelo das campanhas anteriormente realizadas, visto que o cliente pode acabar “se acostumando” e mais uma vez ele perderá o sentimento de urgência.

Tipos de promoção

  • Baixar preço.
  • Dar produtos de graça (brindes) se o cliente comprar algo
  • Descontos na segunda unidade.
  • Descontos em produtos famosos para atrair clientes para comprar outros produtos.
  • Programas de fidelidade. Na compra de certa quantidade de produtos um sai de graça.
  • Frete grátis
  • Desconto por indicação. Quando o cliente indica alguém que efetua a compra ele ganha um desconto para comprar algo.
  • Na compra de algo, pode concorrer a alguma coisa.
  • Pague 2 leve 3.
  • Desconto progressivo.
  • Cupom de desconto para a próxima compra.
  • Aniversário do cliente. Nessa data ele possui desconto.
  • Parcerias: Cliente da loja x tem desconto na loja y e vice versa.
  • Parceria: A partir de 100 em compras na minha loja ganha um jantar na t sua e a partir de 100 na sua ganha um brinde na minha.

Como colocar em prática.

Feito o planejamento já estamos quase lá. Só faltam mais 4 coisas.

  • Análise da situação atual: Pontos, como faturamento, produtos que serão disponibilizados e concorrência ajudam a evitar promoções que não geram benefícios para os clientes e a desvalorização de produtos / serviços, levando a empresa a ter prejuízos.
  • Alocação dos recursos financeiros: Ver quanto e onde serão investidos os recursos destinados a campanha.
  • Treinamento da equipe: Uma das piores coisas é você se empolgar com uma promoção e quando chegar no estabelecimento ver que não era como você tinha pensado ou pior ter um péssimo atendimento. Visando evitar tais contratempos o treinamento da equipe pode ajudar bastante, pois com os colaboradores ,cientes de como funciona o programa, saberão explicar corretamente e atender da melhor forma possível seus clientes.
  • Lançamento: Tendo feito todos os passos sua campanha tem grandes chances de trazer retorno positivos para sua empresa. Nesse momento tente alcançar o maior número de pessoas possível tendo em vista que qualidade é melhor que quantidade, por isso nunca deixe de atender bem um cliente pensando em atender vários com uma qualidade ruim e não esqueça de acompanhar os indicadores escolhidos por você para no final de tudo ver em quais pontos você acertou e quais são os pontos de melhorias para a próxima campanha.

Potencializadores de resultados.

  • Persuasão: Deve ser usada principalmente na hora de gerar valor para o cliente, ou seja, mostrar para ele que o benefício da sua promoção realmente é bom e que ele não pode deixar de aproveitá-lo. Veja algumas dicas em nosso outro artigo Objeções: Como vender para quem não quer comprar.
  • Marketing: Mostre suas promoções.
    • Dicas:
      • Mande mensagens para seus clientes informe-os!
      • Parcerias com outras empresas.
      • Use as redes sociais (caso seu público alvo esteja lá).
      • E-mail marketing é uma ferramenta muito usada atualmente. Tome cuidado com algumas “regrinhas” para que os e-mails da sua campanha não sejam enquadrados como spans.
  • Gatilhos mentais: São armas poderosas tanto na divulgação quanto na interação com o cliente, por isso não deixe de ler. Gatilhos mentais para vendas.

Conclusão

Esse artigo mostrou que desenvolver uma campanha promocional é muito mais do que apenas reduzir os preços de alguns produtos. Então vale apena lembrar alguns pontos importantes. Planejamento: Definir o objetivo, publico alvo, prazos, indicadores, mecânica e divulgação. Ajustar a campanha com o público alvo e escolher o melhor tipo de promoção. Analisar a situação atual da empresa e do mercado, os recursos que serão alocados, o treinamento dos funcionários e como será feito o lançamento. Por último utilizar a persuasão, o marketing e ferramentas, como os gatilhos mentais para potencializar os resultados de sua campanha. Quer entender melhor como potencializar suas vendas e ter uma estratégia de sucesso? Faça já nosso diagnóstico gratuito!

Deixe uma resposta

Review

*