(85) 99275-4260
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:
planejamento financeiro

Sua empresa tem um bom planejamento financeiro?

Introdução

Se eu te perguntasse qual foi a margem líquida obtida no último mês pela sua empresa, você saberia me responder? Por mais simples que possa parecer isso pode indicar a ausência de um planejamento financeiro assertivo.

Não são poucas as empresas que acabam fechando por causa da falta desse planejamento, segundo dados do Sebrae 39% das empresas que declaram falência no Brasil não sabem nem o capital de giro necessário para abrir ou manter a empresa nos trilhos. Mas calma, nós podemos te ajudar.

Veremos ao longo desse artigo 5 sinais que a sua empresa precisa de um planejamento financeiro.

Nesse artigo você vai ler sobre:

  • Sistemas de controle
  • Indicadores
  • Custos vs Despesas
  • Planejamento financeiro

Ausência de um sistema de gestão financeira

Estamos no vigésimo ano do século XXI, o século da quarta revolução industrial, e alguns empresários ainda controlam seus gastos com papel e caneta. Além de ser menos visível e mais trabalhoso para se ter acesso a determinado dado, ainda é mais sujeito a perdas ou avarias do papel.

O papel pode ser facilmente trocado por uma planilha de fluxo de caixa ou por outro sistema de controle online, essa simples troca pode ajudá-lo a controlar melhor o seu caixa. Além de diminuir a dor de cabeça na hora de encontrar a dor de cabeça na hora de encontrar aquele dado antigo.

Ausência de indicadores financeiros

Sua empresa sofre na hora de tomar decisões importantes na hora de um investimento? Ou tem dificuldades em entender qual custo precisará cortar? Isso pode estar acontecendo pela ausência de indicadores financeiros.

Imaginemos a seguinte situação:  A empresa quer fazer um investimento, mas tem dúvidas sobre o retorno que irá trazer e em quanto tempo o investimento se pagará. Isso se resolveria facilmente com o cálculo do ROI e do Payback, respectivamente.

Não só nessas situações, mas indicadores financeiros são importantes para ter maior clareza antes da tomada de decisões dentro da empresa.

Não diferenciar custos e despesas

É muito comum no meio empresarial tratar custos e despesas como uma coisa só, mas a realidade é que existem distinções sobre eles.

Os custos estão relacionados aos gastos ligados diretamente a produção do produto ou serviço vendido pela empresa, excluindo os gastos que não correspondem a atividade da empresa. Os outros gastos indiretos são chamados de despesas, como gastos com publicidade, contabilidade ou qualquer outro gasto indireto a produção

O conhecimento desses gastos pode lhe auxiliar a tomar decisões mais assertivas dentro da empresa. Normalmente esses dados são diferenciados com uma DRE, que serve como um relatório na qual não somente os custos e despesas, mas também os investimentos e receitas são diferenciados.

Desorganização de dados

A empresa já conta com um fluxo de caixa, já tem alguns indicadores calculados, mas ainda assim, você tem se encontrado perdido na hora de tomar decisões?

É importante que todos os números estejam em uma só planilha de fácil acesso pela equipe que organize os dados cruciais do negócio, afinal dividir estes dados de forma desorganizada, distribuídas em locais diferentes, só vai fazer com que a equipe tenha maior dificuldade de reunir esses dados, dificultando a interpretação desses dados para tomar decisões mais assertivas.

Incapacidade de planejar o futuro financeiro da empresa

Você já conta com todos os dados em mão, mas não sabe o que fazer agora? Os números irão indicar como está a empresa agora, eles irão servir de base para planejar as próximas ações da empresa.

Para isso o ideal é projetar três cenários, um otimista, um pessimista e um mais realista baseado nos dados obtidos, assim a empresa conseguirá se adaptar a cada situação que possa acontecer.

Outro fator importante a ser medido é a sazonalidade, pois a demanda por determinados produtos, podem ser diferentes em meses diferentes, o que poderia dar dados irreais durante o planejamento, a melhor forma de combater isso é utilizar de comparação os mesmos meses de anos anteriores, assim podendo ter dados mais precisos referente a época.

Se você quiser saber mais sobre planejamento financeiro leia este artigo da ContaAzul.

Conclusão

Por fim, planejamento financeiro é algo fundamental dentro de uma empresa, é de extrema importância que você aplique na sua empresa, quer saber mais sobre alguns métodos que você pode utilizar? Aqui temos 3 ferramentas financeiras que você deveria estar usando.

Deixe uma resposta

Review

*