(85) 99917-7000
marketingproativajr@gmail.com
UFC - Campus do Pici, Bloco 711
Mídias Sociais:

Você pode estar perdendo dinheiro com estoque

Você tem tido problemas com estoque em seu empreendimento? Não sabe se está perdendo dinheiro com seu estoque? Quer entender melhor a necessidade de uma boa gestão de suas mercadorias? Para entender melhor como uma gestão de estoque ineficiente pode ser prejudicial ao seu negócio, essencialmente no aspecto financeiro, leia esse artigo até o fim!

Você vai ler sobre:

  • Prejuízos de uma má gestão de estoque
  • Cuidados que seu estoque precisa
  • A importância de um gerenciamento de estoque

Tempo de leitura: 4 minutos

Estoque é dinheiro parado?

Você já escutou essa frase? Tendo escutado ou não saiba que ela é muito verdadeira. Entretanto, muitos empresários não dão a devida importância para esse ponto essencial de um negócio. Então, decidimos listar alguns aspectos que comprovam essa afirmação, mostrando porque uma gestão de estoque ineficiente pode causar sérios impactos para sua empresa:

Falta de capital para investimento

Para realizar a aquisição dos insumos que hoje encontram-se parados em seu estoque, você teve que desprender capital do seu negócio. Assim, esse mesmo capital poderia estar sendo aplicada em outras áreas que poderiam estar agregando mais valor ao seu negócio e potencializado o seu crescimento.

Então, o que entende-se com isso é que: o estoque é sim um investimento para sua empresa! Entretanto, caso esse investimento seja feito de maneira indevida e sem uma análise prévia pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio, pois ele pode te privar de fazer outros investimentos que poderiam trazer maior impacto, e em casos mais sérios, podem até te deixar com algumas dívidas.

Custos de manutenção

Para que seus produtos possam manter-se estocados de forma adequada, o seu empreendimento necessita dispor de alguns pontos, como: espaço físico, mão de obra para manutenção e organização, condições especiais para alguns insumos específicos (em refrigeração ou desumidificação, por exemplo. Esses e alguns outros pontos são necessários para que se tenha uma mercadoria estocada de maneira correta.

Para que um empreendimento possa obtê-los é necessário que ele arque com algumas despesas, muitas vezes mensais, o que acarreta no aumento de seus custos operacionais, indiciando mais um motivo, cujo o estoque parado pode trazer problemas.

Perda de produtos

Uma má gestão de estoque pode também te levar a perder produtos, isso porque o tempo em excesso pode levar a uma série de danos que inviabilizam a comercialização da mercadoria. Com isso, o insumo pode ter extrapolado seu prazo de validade, pode sofrer avarias no momentos de deslocamento ou organização do espaço físico, ter ficado exposto a condições de temperatura ou umidade que não são as adequadas. Além disso, se for o caso de produtos específicos que tem relação direta com a época do ano (sazonalidade), como guarda-chuvas nos períodos mais chuvosos do ano, eles podem não serem mais comercializados. Isso, simplesmente por não haver interesse por parte do consumidor de adquiri-los.

Voltemos agora um pouco no texto e retornando a frase “Estoque é dinheiro parado”. Percebemos então, que caso você esteja perdendo produtos em seu estoque, seja pelos fatores citados acima ou outros, é como se você estivesse jogando o seu investimento fora.

Conclusão

Agora entendeu melhor como você pode estar perdendo dinheiro com estoque? Investir em um alto volume de estoque, impossibilita que o capital seja direcionado para outras melhorias na empresa. Além disso, quanto maior e mais complexo o seu estoque, mais custos você terá com ele! E finalmente, não ter o devido acompanhamento dos seus produtos pode inviabilizar a comercialização deles. Assim, a melhor solução para cuidar do seu estoque e evitar perda de investimento com ele, é gerenciar de maneira correta! Então, você tem alguma dificuldade em gerir seu estoque? A Proativa Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco, por meio das nossas redes sociais ou nosso telefone para contato, e conheça as nossas soluções!

Deixe uma resposta

Review

*